-
Arquitetos: Kosloff Architecture
- Área: 580 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Derek Swalwell
Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio STEAM da Escola Pascoe Vale está ligado ao edifício administrativo da Kosloff Architecture, concluído anteriormente, e à nova entrada da escola. Ele completa a extensão do edifício neoclássico existente projetado pelo arquiteto chefe do Departamento de Obras Públicas (1922-1929), E. Evan Smith. Este projeto, realizado ao longo de vários anos, proporciona uma nova interface cívica para a escola.
O ponto central do projeto foi um extenso processo de consulta cultural com a Wurundjeri Woi Wurrung Cultural Heritage Aboriginal Corporation, e em particular, com a anciã Wurundjeri Aunty Doreen Garvey-Wandin, que abrangeu todos os elementos da arquitetura e paisagismo. Como parte deste processo de consulta, o prédio foi oficialmente nomeado de 'Moondani', que significa 'abraço' em Woiwurrung. Isso se refere à forma como o volume envolve uma árvore de pimenta existente no local, mas também se relaciona com a ideia de abraçar a aprendizagem e a descoberta.
Além disso, salas de aula-chave também foram nomeadas, incluindo Bargoongagat (encontro), um espaço de apresentação usado para ensino e aprendizagem. Mungka (construção) é uma sala de criação equipada com instalações de cozinha, capacidade audiovisual e equipamentos para tecnologia alimentar, robótica e outras atividades relacionadas à ciência. Durn-durn (mente), o espaço da biblioteca, e booeegigat (criação), a sala de artes. Espalhadas pelo prédio STEAM da Escola Pascoe Vale, há pistas esperando para serem descobertas.
Uma representação do sistema solar adorna a fachada sul, com os discos fornecendo uma comparação com o tamanho dos planetas. A disposição de janelas, portas e vitrines na fachada norte foi determinada pelas proporções da espiral de Fibonacci e inclui um relógio solar que marca o tempo. Um mapa estelar de luzes ilumina a biblioteca e o espaço multiuso, e padrões fractais de piso e teto adornam um anfiteatro interno. Algumas pistas são imediatamente reconhecíveis; outras exigem que os alunos investiguem e descubram. O prédio desperta um senso de curiosidade e celebra a criatividade dentro das disciplinas de artes e ciências.